O Concurso FoodValorization & NewFood pretendeu apoiar Projetos de Inovação integrados na fileira dos Produtos Alimentares Tradicionais e apoiar o seu desenvolvimento e apresentação ao tecido económico e social.
FoodValorization & NewFood
O Concurso FoodValorization & NewFood pretendeu apoiar Projetos de Inovação integrados na fileira dos Produtos Alimentares Tradicionais e apoiar o seu desenvolvimento e apresentação ao tecido económico e social.
O concurso FoodValorization & NewFood apoiou projetos em diferentes fases de desenvolvimento:«FoodValorization», foi destinado ao apoio de projetos inovadores envolvendo Provas de Conceito e Projetos de Negócio empreendedores orientados para novas iniciativas de negócio na cadeia de valor;«NewFood», foi destinado ao apoio de projetos com relevância económica e com valor acrescentado para Prototipagem.
Esta iniciativa inseriu-se no âmbito do Projeto NewFood – Food Technologies Valorization, financiado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no quadro do Programa Operacional Regional do Norte – Norte2020 (NORTE-01-0246-FEDER-000043).
PROJETOS
INSTA TWICE
Os produtos InstaTwice consistem em sobremesas de Arroz Doce e Aletria de fácil preparação. Devido à possível problemática da demora da sua confeção no enquadramento agitado atual do quotidiano, surgiu a necessidade de criar as sobremesas InstaTwice que fornecem ao consumidor uma alternativa rápida e saborosa das típicas sobremesas tradicionais.
Para mais informações sobre o projeto e equipa consulte: INSTA TWICE.pdf
CERVEJA COM SABUGUEIRO
O projeto teve como principal objetivo o desenvolvimento de cervejas artesanais com adição de baga de sabugueiro (Sambucus nigra), fruto regional e tradicional Português, com a finalidade de obter um produto apelativo, inovador, rico em antocianinas, compostos com elevada atividade antioxidante.
Os grandes desafios do Sprelive é fomentar a inovação no setor oleícola e desenvolver um produto alimentar inovador, tendo por base um produto tradicional (azeite). Pretende, simultaneamente, responder às tendências do consumo atuais: funcionalidade, conveniência e sustentabilidade ambiental.
Para mais informações sobre o projeto e equipa consulte: SPRELIVE.pdf
CONTACTOS
Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto